NRE de Campo Mourão participando do Mês de Conscientização do Autismo 05/04/2019 - 14:40

Em 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela ONU, em 18/12/2007, com intuito de alertar as sociedades e governantes sobre o transtorno do neurodesenvolvimento, ajudar a derrubar preconceitos e esclarecer a todos sobre o transtorno e como lidar com ele.

Nesta data, muitos lugares e pontos turísticos são iluminados  com a cor azul, que simboliza o Autismo. Há vários níveis de autismo e alguns sintomas podem facilitar a identificar o transtorno o quanto antes. Os mais comuns são dificuldade de aprendizagem e de relacionamento, fobias, agressividade, comportamentos restritos e repetitivos, se incomoda com toques, com alguns sons, ausência de fala e aparente surdez.

Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 1 a cada 160 crianças em todo o mundo tenha TEA, havendo uma enorme disparidade nos diagnósticos por gênero, sendo a cor azul adotada como a cor símbolo do Autismo, justamente por haver maior incidência em meninos, cuja proporção é de quatro meninos para uma menina.

"Quando nos conscientizamos as peças se encaixam."

GALERIA DE IMAGENS