CELEM DE LIBRAS DO CE DE CAMPO MOURÃO COMEMORA O DIA NACIONAL DA LIBRAS 02/05/2019 - 16:59

No dia 23 de abril, os alunos do CE de Campo Mourão, sob orientação da professora Ana Paula Giroldo, apresentaram a música "Foi por amor", da cantora gospel Rafaela Pinho, em homenagem a duas datas importantes para a comunidade surda: Dia Nacional de Educação de Surdos (23 de abril) e Dia Nacional da Libras (24 de abril) e, ainda, em comemoração à Pascoa.
O Dia Nacional de Educação de Surdos tem como finalidade celebrar as conquistas da Comunidade Surda e sensibilizar sobre a luta pela inclusão dos surdos na sociedade. Já o Dia Nacional da Libras foi escolhido porque é a data da publicação da Lei 10.436/02, que trata da linguagem de sinais e é descrita, pelas pessoas surdas, como uma conquista de liberdade da expressão gesto-visual. Esta lei serviu de alicerce para uma série de políticas públicas. Entre elas, a inserção do curso de graduação em Língua de Sinais Brasileira nas universidades públicas.
Na oportunidade, estavam presentes alunos do CELEM de Libras e do Curso técnico em Administração do CE de Campo Mourão - os quais têm alunos surdos - pais e professores, os técnicos pedagógicos do NRE de Campo Mourão, Claudinei Gundim (comunicação), Lucilara Cintra (Educação Especial) e Sara Romeiro (LEM/CELEM), a intérprete Simone Freire de Moraes, bem como alguns convidados surdos e seus familiares ouvintes.
O encontro proporcionou um momento de reflexão sobre as dificuldades do surdo na ausência de um sinal, assim como sua comunicação no dia-a-dia, em situações corriqueiras, como a visita a um médico ou uma dúvida no supermercado. Além disso, a comunicação entre surdos e ouvintes e o aprendizado adquirido, possibilitou o crescimento pessoal e pedagógico dos presentes.
"Acreditamos, que por meio da difusão da LIBRAS aos familiares, comunidade escolar e sociedade, os surdos poderão transformar a luta por seus direitos linguísticos e de cidadania, em realidade, e o CELEM de LIBRAS vem reforçando essa possibilidade no contexto social em que surdos e ouvintes têm os mesmos direitos", afirma a Técnica Pedagógica do CELEM.